quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Associação de Beneficência do Sabugueiro

A Associação de Beneficência do Sabugueiro surgiu em 28 de Setembro de 1989 a, a quem foi atribuído o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 5 de Fevereiro de 1996. De então para cá tem vindo a desenvolver um trabalho social meritório junto da população, partindo da construção de raiz de um edifício, a partir do qual foram incrementadas diversas valências. De entre elas, destacamos: Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ATL, além da prestação de cuidados médicos aos utentes e população em geral, bem como serviço de farmácia ao domicilio e outros serviços culturais como sejam biblioteca, escola de música e posto internet.

Posteriormente foi adquirido um outro edifício, onde foi instalada a valência de (Mini) Lar, acolhendo 12 idosos.

A partir daí, sempre se perspectivou ampliar este ultimo edifício para, por um lado poder triplicar o número de idosos em Lar e por outro para acolher todas as valências da instituição, racionalizando os recursos, melhorando os serviços prestados e tornando a própria instituição auto-suficiente do ponto de vista financeiro. Por isso, as obras estão em fase final de construção.

Os órgãos da Associação para o triénio 2006 / 2009 são os seguintes:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Luís Almeida Mestre
1º Vogal – José Carlos Oliveira
2º Vogal – Victor Brás patrão
DIRECÇÃO
Presidente – Mário Jorge Silva Branquinho
Vice-Presidente – António Dias Maximino
Tesoureiro – Maria da Graça Oliveira Lopes
1º Vogal – António Baptista
2º Vogal – Joaquim Baptista
CONSELHO FISCAL
Presidente – Álvaro dos Santos da Encarnação
1º Vogal – António Pedro Silva Branquinho
2º Vogal – António Joaquim da Cruz Lopes

Historial da aldeia

O Sabugueiro é uma das mais extensas freguesias de todo o Parque Natural da Serra da Estrela e localiza-se a 1.100 metros de altitude, a meio caminho do ponto mais alto, no Planalto Central.
Nos finais de século XIX, no início das excursões cientificamente organizadas, o Sabugueiro tornou-se ponto de passagem, mercê da sua localização.
Embora o turismo e o comércio constituam as principais actividades económicas das suas gentes, os usos e costumes de outrora marcam, ainda, o ritmo diário da aldeia.
Outrora terra de centeio e de pastorícia, o Sabugueiro oferece ao visitante paisagens vislumbrantes e locais pitorescos de curiosidades múltiplas.
Os moinhos de água e o forno comunitário são exemplos de memórias de um passado que não quer ser esquecido.
A cascata da Fervença e o covão do Urso, ampla depressão de origem glaciária, constituem exemplos de valores paisagísticos que merecem uma visita.
Pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra.

primeiro teste

primeiro teste.primeiro teste.primeiro teste.primeiro teste.primeiro testeprimeiro testeprimeiro testeprimeiro testeprimeiro teste